Dia do Terapeuta Ocupacional

13 de outubro

Para um dia importante, uma comemoração diferente...

Convidei diversos colegas terapeutas ocupacionais a nos deixar uma mensagem neste dia tão importante... São relatos lindos, de gente de todo o país!!!
Obrigada!!! Obrigada!!! Obrigada!!!

Camila - TO
00:00 / 00:00

Camila Ribeiro Rocha - São Paulo / SP

Que esta data seja um momento de reflexão sobre os rumos da Terapia Ocupacional, além de um momento de fortalecimento e união  da categoria para o crescimento da profissão.

Feliz dia do Terapeuta Ocupacional!!!

Pollyana Ladeira – Hospital Socorrão II – São Luis / MA

Parabéns aos Terapeutas Ocupacionais. Parabéns pela escolha certa!

Somos envolvidos pelo cuidar do ser humano de forma íntegra e integral, seja na saúde, educação, hospital, comunidade, domicílio, consultório, ambulatório, seja aonde for, a forma de executar o entendimento nunca muda - com o uso da atividade - o que muda é o olhar sobre um novo ser.

Adriana Nogueira – Hospital Socorrão II – São Luis / MA

Ser TO é... Saber ultrapassar as limitações de cada pessoa ensinando-as valorizar, respeitar a reaprender realizar seu cotidiano com melhor qualidade de vida.

Ser TO é permitir novas possibilidades.

Kessia Rafaela vieira – GEAP – Salvador / BA

Quando questionada sobre que mensagem mandar para os TOs, me vem à cabeça todas as lutas as quais nossos profissionais passaram, passam e passarão. Que continuemos encontrando nosso espaço, que não percamos a disposição em mostrar nosso trabalho e muito menos que não deixemos de acreditar em nós, nossos pacientes e nossa profissão...

Maria Lúcia Cesari Lourenço – Hospital de Câncer de Barretos – Barretos / SP

Ser terapeuta ocupacional é ser resiliente, promotor de autonomia, estimulador do sujeito na construção de projetos de vida e de possibilidades. Caminhamos muito em relação ao crescimento da profissão, mas precisamos nos fortalecer e ultrapassar os entraves na expansão e reconhecimento da profissão. Amo ser terapeuta ocupacional! Não existe outra profissão que me permita ser e fazer tantas coisas diversas!

Selma Viana Lessa – Secretaria Municipal de Saúde – Salvador / BA

A cada 13 de outubro alguns pensamentos vem à minha cabeça... Quantas pessoas passaram a conhecer a TO esse ano? Quantos cotidianos foram repensados pelos terapeutas ocupacionais? Quantas pessoas se encontraram na Terapia Ocupacional? Mas uma eu sempre reforço, a minha certeza de ter conhecido, aprendido e principalmente, amadurecido ao me descobrir terapeuta ocupacional! Parabéns a todos os terapeutas ocupacionais!

Priscila Lepre – Prefeitura do Município de Santana de Parnaíba / SP

Ser Terapeuta Ocupacional não é tão fácil quanto parece...  Não é ocupar o tempo, nem “tapar buraco” e sim utilizar o FAZER Humano de forma produtiva e com objetivo!

Rafaela Trancoso – Hospital Dr. Carlos Macieira – São Luis / MA

Jeanine - TO
00:00 / 00:00

Jeanine Schuabb - Hospital Anna Nery e Medlife - Brasília / DF

Gostaria de dizer aos TOs que o fazer é possível mesmo nas piores condições. Precisamos ser as condições.... e acreditar no potencial que temos... no nosso olhar diferenciado para que sejamos o respaldo científico de que precisamos para nosso reconhecimento no Brasil...

Precila Martins Almeida Cavaignac – Supervisora técnica no Hospital Estadual Presidente Vargas – São Luis / MA

Pra mim o máximo da terapia ocupacional é o fato de que a gente sempre dá um jeitinho. Nos tempos de hoje, isso pode vir a ser mal interpretado, como se burlassemos algo.

Mas a terapia ocupacional permite nosso cliente/paciente ir além dos limites impostos pela condição atual. A TO devolve o sentido de potência ao indivíduo, ou lhe empresta o desejo, soterrado pelo estado atual.

Costumo dizer aos pacientes: Meu trabalho é te dar trabalho. Mas o que eu desejo como TO é lhe dar realização. Só que isso só acontece se partir da sua interação com a atividade. Ele realizar coisas... Não vejo coisa mais terapêutica Ocupacional que isso.

Lívia Raquel Piasentin – O.S. Fundação Padre Moreira – São Paulo / SP

Nesta data comemorativa do dia do terapeuta ocupacional, gostaria de desejar aos terapeutas, que mantenham viva a disposição e alegria em resgatar sonhos, significados, fazeres, prazeres e vida nas pessoas.

Danielle Cutrim Garros – Professora UNESP Marília / SP

Eu diria: Não desistir! Todo aquilo que nossa mente construi, pode ser transformado em ações palpáveis profissionalmente.   E falo de  palpável para me referir a coisas que sobressaem pela sua qualidade, seu potencial y utilidade. Coisas criadas desde nós, junto com o sujeito e sua familia, junto com a equipe de trabalho, junto com o grêmio. Deixemos a nossa mente criativa  se arriscar e continuar contribuindo uma TO sem fronteiras.

Viviana  Marcela León Perilla – Graduada na Colômbia e atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos / SP

Minha mensagem para o dia da Terapia Ocupacional: Ser terapeuta ocupacional é ser desafiado diariamente - pelas necessidades e desejos de nossos clientes, pela luta para se fazer reconhecido e valorizado, pela necessidade constante de saber mais, entender mais, aprender mais. E vale tanto a pena... Que profissão incrível escolhemos para nós!!

Celina Camargo Bartalotti – Centro Universitário São Camilo – São Paulo / SP

Rosana - TO
00:00 / 00:00

Rosana Alves - Conselho Consultivo da Associação Carioca de Distrofia Muscular - Rio de Janeiro / RJ

Ser TO é ser persistente, é compreender e dar vida a muitos sonhos.

Um simples sonho como, dar um tchau com as mãos, abraçar alguém com força, comer sozinha, fazer chapinha no cabelo... sim, são sonhos simples que muitas pessoas não podem realizar por diferentes motivos.

Temos uma grande vantagem pois além de TOs, somos brasileiras e sabemos dar um jeitinho. Uma adaptação nos utensílios e exercícios com equipamentos que nós mesmos fabricamos ou compramos numa loja simples podem promover uma grande diferença na independência de muitas pessoas.

Além disso, conseguimos compreender o que está por trás destes sonhos: carência, medo, não dar trabalho para os outros, solidão, ser percebido etc. Estes sentimentos só conseguimos perceber porque além de ouvi-los, também observamos suas reações em diferentes contextos. Por isso que é tão importante também termos contato com a família, amigos e vizinhos.

A TODOS NÓS: PARABÉNS PELO NOSSO DIA

Fica a dica: Nunca desista. Se você não sabe como resolver um problema, procure ajuda e estude muito. Pode ter certeza que a resposta estará em um livro.

Um forte abraço

Simone Oshiro – Consultório Simone Oshiro – São Paulo / SP

Liege - TO
00:00 / 00:00

Liege Bahia - Clínica Saber Viver - Salvador / BA

Queridas TOs, não desistam da nossa profissão! Lutem pela TO, lutem pelo que vcs amam e acreditam! Nossa profissão é muito importante, não desanimem! ❤

Luiza Lisboa – Ass. Domiciliar / Autônoma – Belo Horizonte/ MG

Que possamos ser uma classe que trabalhe com Ética e mais reconhecimento profissional. Que possamos lidar com as adversidades sem denegrir a imagem de nosso colega e que tenhamos ainda mais espaço no mercado de trabalho. É o meu desejo para o Dia 13!!

Ana Paula Colares Girard - Hospital do Pronto Socorro Mário Pinotti / Unimed Belém / Unama – Belém / PA

Ser TO é olhar todas as possibilidades de auxiliar uma pessoa a encontrar o sentido para vida, uma maneira de olhar o mundo. É colori a vida quando ela não tem cor...

Daniele Carneiro – Graduanda 3º ano Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina do ABC – Santo André / SP

Que neste dia nossos sonhos e ambições para nossa querida terapia ocupacional sejam renovados, que possamos cada dia mais se fazer presentes na vida dos que nos confiam o cuidado, acolhendo com amor...

Aline da Cruz Cavalcante – Residente do Hospital Ophir Loyola – Belém / PA

Que não nos falte criatividade e inspiração frente aos desafios diários. Que encontremos caminhos, que façamos caminhos! Que o nosso fazer seja significativo e traga significados. Que a nossa prática seja ética e autêntica.Que haja muita vida em cada uma de nossas técnicas.  E Que o outro encontre em nós o impulso necessário para descobrir o seu mundo de possibilidades...

Gustavo Fitaroni – Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo e Residente no Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da USP – São Paulo/ SP.

Tanto pra falar...

Expressar no nosso dia!

Ricas oportunidades diárias...

Atitude pra fazer a diferença!

Palavras podem se perder...

Excepcional é o que deixamos no outro!

Um encontro,

Tantas possibilidades...

Assim trabalhamos, assim funcionamos!

 

Orgulho é o que sentimos!

Capacitar, habilitar...

Um privilégio mudar vidas!

Para alcançar o que?

Autonomia… é isso!

Capacidades, habilidades...

Imersos no fazer!

Ocupação humana...

Nada seríamos sem ela!

Assim seguimos… assim sempre seremos...

Loucos pela TO!!

Pollyana Maciel Portela – Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – São Luis / MA

Que neste dia do Terapeuta Ocupacional se renove esta capacidade que temos em ACREDITAR nas POTENCIALIDADES dos indivíduos e que o nosso FAZER continue  promovendo aos nossos pacientes a máxima independência e autonomia possível...para que eles possam VIVER suas próprias histórias. Parabéns Terapeutas Ocupacionais!!! Parabéns Caminhos da TO por divulgar o que há de mais lindo na nossa prática profissional!!!

Érica Alves – Hospital Aldenora Bello – São Luis / MA

T.Os suas(eus) lindas (os) que neste dia possamos comemorar o quanto resignificamos o cotidiano de nossos pacientes, muitas vezes afetados por doenças limitadoras e ameaçadoras da vida.

Natália das Graças Cardoso – São Paulo / SP

Minha mensagem é que todos nós possamos repensar a nossa prática todos os dias a fim de não nos acomodarmos com os nossos saberes...

Que possamos acreditar na nossa capacidade de se reinventar e continuar levando felicidade e amor aonde quer que passamos...

Lívia Márcia Monteiro de Lima Corrêa - Projeto Nosso Espaço/ SMPD /prefeitura do Rio de Janeiro  e Centro de atendimento educacional especializado de Rio Bonito – RJ

Focar nas potências, acolher o sofrimento, respeitar as diferenças e escolhas, enxergar o outro como um sujeito cheio de desejos e livre independente da situação em que se encontra, militar pelo SUS e pelos Direitos Humanos! Valorizar, comemorar, lutar, empoderar,sonhar, filosofar...tantos outros verbos e práticas nos caberiam! Um pouquinho do que é ser Terapeuta Ocupacional, PARABÉNS PARA TODXS TO's PELO NOSSO DIA!

Marina Garcia – CAPS AD Itapetininga – Itapetininga / SP

A terapia ocupacional real, do dia a dia, esta muito mais pautada e encontros do que especificamente em técnicas, materiais, meios e métodos. São conexões estabelecidas entre duas pessoas que ocupam momentaneamente os papéis de terapeuta e paciente. São afetados os dois, pois a entrega é dos dois e só então uma verdadeira relação terapêutica acontece ... permite-se ser afetado. Esta conexão asséptica, engessada e arriscaria dizer falsa não vai te ajudar e será percebida por seu interlocutor. Não tenha medo de assumir (para sí mesmo principalmente) quando estes encontros não acontecem, quando mecanicamente anotamos no prontuário ... "paciente não vincula... ou ainda ... paciente não adere à proposta"... não se limite a se retirar da equação. ENTREGA é a palavra, não cabe tão pouco esquecer-se dos papéis ocupacionais que defendemos, entregue-se à ser terapeuta ocupacional.

Milena Ribeiro – Clínica CERENE – São José dos Campos / SP

Ser Terapeuta Ocupacional faz a diferença! Vale a pena superar cada desafio do nosso dia a dia. Amo muuuito!

Dora Calvo – INTO Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – Rio de Janeiro / RJ

Na data de hoje gostaria de compartilhar com os colegas terapeutas ocupacionais as palavras  ditas por um grande T.O quando me formei e que hoje em dia fazem ainda mais sentido: Desejo que a cada dia possamos amar cada vez mais nossa profissão e que sempre façamos dela uma forma de nos religarmos com a vida.

A T.O tem uma história linda. Que venha o futuro! Parabéns aos terapeutas ocupacionais e também aos fisioterapeutas !

Raíssa Viaro – USP – São Paulo / SP

Gostaria de dizer aos TOs que nossa profissão tende a crescer e não, não acho isso algo tão maravilhoso assim. Significa que mais pessoas sofrem nessa sociedade que construímos. Porém não é paralisante, deve nos estimular! Estaremos próximos daqueles dos quais muito aprenderemos e que juntos poderemos tudo. Espero que cada vez mais unidos, mais éticos, políticos e humanos, seremos a profissão do futuro. Não pelo status, mas pelas possibilidades!

Stephanie Krebs Souza – Graduanda do último semestre na USP – São Paulo / SP

Parafraseando autores imponentes da nossa profissão refiro que: 

Consagro minha caminhada como TO dando a devida importância ao que é tão sútil à vida humana, capaz de envolver coisas simples por razões, inimaginavelmente, complexas: nossas ocupações diárias.

Amo ser TO!

Fernando da Cunha Dantas - Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas – Manaus / AM

Terapeutas Ocupacionais que o nosso fazer seja constante e continuo na transformação do cotidiano das pessoas. Avante TO!!!

Vanina Barbosa Lopes - NASF Boa Vista - Itapipoca /CE

Suzel - TO
00:00 / 00:00

Suzel Lima da Silva - Professora da Universidade Federal de Santa Maria / RS

Numa data compartilhada, em que muitas pessoas farão menção a outra categoria profissional, é importante lembrar-se que este também é o nosso dia. Data para exaltar todas as contribuições que a Terapia Ocupacional traz para os profissionais, para os usuários, para os familiares e/ou cuidadores e para os serviços, assim como, as conquistas de visibilidade, reconhecimento e apropriação de nossos espaços nos diferentes âmbitos da saúde, da educação, do social e da cultura. Comemorar esta data é responder, talvez pela milésima vez, qual é a sua profissão e o que ela faz, mas também mostrar que ser terapeuta ocupacional faz toda a diferença.

Anna Carolina de Sena e Vasconcelos - Residente em saúde do idoso pelo IMIP – Recife / PE

O que faz as condições de saúde melhorarem nao são as respostas que oferecemos e sim as conexões que criamos.

Ser Terapeuta Ocupacional é  criar essas conexões, traduzidas pela empatia que permeia nossas intervenções!

Verônica Ferrer (Cuidados Paliativos), Karla Paixão (Neurologia), Alessandra Rizzi (Pediatria) – Hospital de Base do Distrito Federal – Brasília/DF

Que Terapia Ocupacional nós defendemos?

Que possamos refletir a partir de uma perspectiva crítica da Terapia Ocupacional, que funda sua concepção na compreensão histórica e CONTEXTUALIZADA de sujeito e coletivo em seus COTIDIANOS de vida, tendo como horizonte a LIBERDADE e a EMANCIPAÇÃO...em busca da constituição de processos que promovam e ampliem a AUTONOMIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL, CIDADANIA E  DIREITOS HUMANOS.

Que nós, terapeutas ocupacionais, afirmemos e construamos as nossas pesquisas e práticas a partir do encontro com o outro em cenários REAIS de vida.

Bárbara de Fátima Depole - Mestranda no Programa de pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos / SP

A Terapia Ocupacional está ganhando maior visibilidade graças ao trabalho de muitos terapeutas ocupacionais. Que a cada Dia, mais profissionais possam se empenhar mesmo que em seus espaços de trabalho, mostrando o quanto fazemos a diferença com nosso paciente, cliente, usuário.

Que a luta continue!

Parabéns a todos nós!!!

Roberta Midori Ishu - Centro especializado em Reabilitação visual e auditivo -CER II GUAIANASES e APS Santa Marcelina – São Paulo / SP

Sou terapeuta ocupacional de Portugal, atualmente tenho o prazer de trabalhar no Hospital Premier em São Paulo, num contexto de Cuidados Paliativos.

Gostaria de me associar às celebrações do dia nacional do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional enaltecendo, em primeiro lugar, o dinamismo que a Terapia Ocupacional têm no Brasil. Conhecendo a prática da Terapia Ocupacional em diferentes lugares do mundo, gostaria de compartilhar que é muito aquilo que nos une... O amor e as frustrações com a profissão, o sentimento de valorização através dos gestos mais simples do paciente, o sentimento de desvalorização nas palavras mais espontâneas de outros colegas ou chefias. Perante este cenário de provações diárias, é necessário caminharmos juntos e juntos perceber como podemos ser melhores terapeutas ocupacionais e juntos demonstrar à sociedade, como poderemos ser indispensáveis na melhoria da vida das pessoas  e acima de tudo no sentido dessa vida!

José Manuel Batista Pinto – Hospital Premier – São Paulo / SP

Ser terapeuta me ensinou a olhar ao outro como um todo, diante de suas possibilidades e habilidades, pois cada ser é único e esse olhar diferenciado é o que nos torna esse profissional completo e que admiro e tenho orgulho em ser...

Parabéns a todos nós Terapeutas ocupacionais pelo nosso dia.

Maria Tereza Sales Furtado - Reabvita - São Paulo / SP

Como TO e docente COMEMORO MUITO a possibilidade de contribuir em processos de reconhecimento, respeito e afirmação da diversidade. Que vida e profissão complexa a nossa, hein? Parabéns a todas (e todos) que fizeram e fazem diferença nesse percurso!!!!!

Fátima Côrrea Oliver - Professora do Curso de TO da Universidade de São Paulo / SP

Aos terapeutas ocupacionais, desejo que abracem a Terapia Ocupacional com todo seu amor, reconhecendo seus potenciais únicos e a desenvolvendo a partir de suas especificidades mais únicas. Nossas origens são multidisciplinares e evoluímos de um campo positivista para prosperar em terras holísticas, aí está nosso diferencial. Se todos reconhecerem isto, a profissão decola nos discursos interdisciplinares, nas informações a população e finalmente na criação de uma nova cultura onde ela se torna reconhecida e indispensável. União, crença e avanço! Feliz dia do TO a todos.

Luis Fernando Bevilaqua Meireles – Belo Horizonte / MG

O que é ser TO? Ser TO é...é refazer cotidianos despedaçados e sem sentido, é acreditar no fazer em sua forma mais simples, é apontar caminhos e estratégias, é trazer Qualidade de Vida, é resgatar a funcionalidade, é acreditar em coisas que ninguém mais têm fé, é trazer esperança e luz para a vida das pessoas...enfim é retomar a vida na forma que todos os seres humanos devem retomar, com dignidade e qualidade! Desejo a todos Terapeuta Ocupacionais um Feliz Dia!

Jodéli Pommerehn - Professora substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria / RS

"O Médico salvou-me a vida, o terapeuta ocupacional ensinou-me a vivê-la!". É com está frase, que eu li ontem no @soy_terapeutaocupacional e que define bastante a nossa profissão, que eu saúdo todos os TOs. Parabéns por termos o privilégio de exercer uma profissão tão bela!

Patrícia Citó – CRIO Centro Regional Integrado de Oncologia – Fortaleza / CE

Neste dia compartilho a essência da Terapia Ocupacional: o cuidado com o outro, o olhar das possibilidades, o fazer  com significado e o coração das capacidades! 13 de Outubro, dia do Terapeuta Ocupacional!

Alana Rios Garcia - HUPES - Salvador/BA

Quando me perguntam o que é TO, ou o que faz, eu antes ficava bravo, mas entendendo o outro vi que a educação e o prazer que saia ao exclamar sobre e de onde veio e principalmente quando veio a sensação de que estava no lugar certo, era bem maior. Eu amo TO, amo falar sobre a TO, amo ver o que ela proporciona. Parabéns pra nós TOs por todo dia ter o prazer de falar sobre o trabalho

Rodrigo Mota - Faculdade de Medicina do ABC - Santo André / SP

Um dia me disseram que éramos como um “Cerimonialista da Vida”. Então, no decorrer da minha caminhada na TO pude ratificar isso, quando somos profissionais capazes de atingir ambientes (físicos ou simbólicos) que permeiam a vida humana, oportunizando possibilidades de criação e recriação de histórias de vidas. Desse modo, a todos os profissionais reconhecem a importância da nossa profissão, engajam-se em lutas em prol da categoria, instrumentalizam-se para o embasamento de suas práticas juntamente com seu compromisso ético, moral, social e político, um FELIZ DIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL. Abraço fraterno.

João Edivaldo da Silva Lobato - Especializando em Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes - Universidade Federal do Pará - Belém / PA

El futuro está na investigación...

Raquel Cantero Tellez – Espanha

Parabéns à todos os (e futuros) Terapeutas Ocupacionais!! Parabéns por toda a força, luta, amor, dedicação, dignidade, paixão e muita recompensa! Quando um paciente te olha nos olhos e te da a mão, ele te escolheu e aquele vínculo nunca se quebrará! É a sensação mais maravilhosa e revigorante! Acalma a alma e abraça o coração! Não tem preço! Um ano (2017) que completamos 100 anos de profissão no mundo e nos mostra o quão somos importante à saúde, à educação e ao social! Obrigada Terapia Ocupacional! 

Camila Fernandes de Oliveira - Graduanda pela USP / SP

Parabéns terapeutas ocupacionais!!!! Que a cada ano a Terapia Ocupacional se fortaleça e tenha a valorização e reconhecimento que merece! Desejamos a todos TOs sucesso e motivação para continuar brilhando nessa profissão tão linda! Viva a Terapia Ocupacional! Viva!!!

Andreia Zarzour Abou Hala Corrêa, Marjorie Heloise Masuchi, Natasha Carolina da Costa - Docentes Curso Terapia Ocupacional FMABC - Santo André / SP

Ser TO foi e é a melhor escolha profissional que eu poderia fazer. Apesar das dificuldades que enfrentamos com o sistema de saúde atual e muitas vezes com a falta de reconhecimento da profissão, a possibilidade de restaurar e/ou de permitir, mesmo que seja temporariamente, que o outro possa se expressar ou realizar o que deseja dentro das suas condições, é engrandecedor e torna a profissão a cada dia mais gratificante para mim.

Larissa Serelli - Doutoranda UFMG - Belo Horizonte / MG

Feliz Dia!!!